quarta-feira, 9 de junho de 2010

Dezembro Oi!

A origem do Dezembro Oi! está em Santos - SP, onde, desde 1984, o camarada Genivaldo promovia o “Dezembro Negro: encontro pela união e conscientização do movimento”. Na época, muitos acreditavam ser possível uma verdadeira união entre punks do Brasil, coisa que com o passar do tempo foi ficando cada vez mais difícil.
Estes encontros em Santos foram muito importantes para a carecada que se tornou respeitada pelas outras gangues, até o ponto em que o movimento punk ficou pequeno para os Carecas, que resolveram construir o seu próprio movimento desde o alicerce, contando com adesão de muitos punks desiludidos com suas ex-gangues que acabavam se auto-destruindo.
A parti de 1988, o Dezembro Negro foi transferido para a capital, com os Carecas assumindo a organização. Neste ano os Carecas já contavam com 500 participantes só em São Paulo e começaram a se espalhar pelo interior e outros estados. Durante os próximos anos ainda foram convidadas algumas bandas punks camaradas, porem em 1993, passa a denominar-se Dezembro Oi! e contar exclusivamente com bandas Carecas, no encontro histórico no Clube Boturussu, em Ermelino.
Finalmente chegamos ao Dezembro Oi! de 1994, o melhor de todos até hoje. Realizado em Diadema, contando com seis afinadíssimas bandas Oi! e autenticamente proletárias, mostrando toda energia do mais perseguido e alternativo movimento do século XX.
Foi também, infelizmente, o ultimo Dezembro que contou com a presença de nosso inesquecível camarada Marcelo Torres (Babuzinho), mas tenho certeza que onde ele estiver, estará torcendo para que o nosso movimento seja cada vez mais forte e unido.

Matéria originalmente publicada no fanzine “Protesto Suburbano n°35” (setembro/outubro- 1996).

Nenhum comentário:

Postar um comentário