quinta-feira, 18 de março de 2010

NOSSA HISTÓRIA


Os primeiros Skinheads brasileiros surgiram em São Paulo, na Zona Leste e no ABC Paulista com os Carecas do Subúrbio, para ser mais preciso estes foram os primeiros a adotar o estilo skinhead na América Latina.

O Movimento começou no final dos anos 70, sério, brasileiro, sem estrangeirismos, um estilo de vida. Os Carecas sempre tiveram postura, treinavam, cultuavam o corpo. Se preveniam com defesa pessoal. Desde o inicio eram antidrogas, com realização de passeatas, protestos, identificando muitos jovens da época, nas reuniões era proposto não ser um grupo de jovens igual a tantos outros alienados.

Em 1982 foi realizado em São Paulo o Festival “O Começo do Fim do Mundo" que reuniu várias bandas punks. Entre essas bandas estava a "Neuróticos" com a musica “Carecas”, cuja letra mostrava que desde seu início o pessoal não queria saber de racismo e nem fascismo.

Acostumados com a dura realidade do dia-a-dia, nascidos e criados num ambiente proletário, que sempre valorizou a moral e a dignidade, desde o início, os Carecas foram temidos pelos pilantras e boyzinhos que se encontraram no Movimento punk de embalo, pois não eram revoltados com nada, não conheciam a realidade suburbana e brasileira.

O nome "Carecas do Brasil" foi escolhido pelos Carecas do Rio de Janeiro em meados de 1983. Pois os mesmos costumavam se encontrar na Central do Brasil, lugar que deu origem ao nome. Poucos anos depois surgiram os Carecas do ABC que tinham um ideal Integralista. Quando a ideologia se espalhou pelos demais estados brasileiros, foi adotado o nome Carecas do Brasil. Começava então a surgir o Movimento Carecas do Brasil, espelhada na realidade brasileira, enquanto muitas gangues punks se dissolviam seguindo ao pé da letra o pensamento e vida autodestrutivos do baixista do Sex Pistols, Sid Vicious.

Desde que apareceram, os Carecas, foram respeitados pelo que representam até hoje: cultura, postura proletária e suburbana. Com o passar do tempo e convicção de seus participantes, os Carecas foram se fortalecendo em torno do tema: Força e União.

Esse é o resultado da história dos primeiros skinheads brasileiros. O Movimento chegou ao Brasil na sua composição original e como somos nacionalistas adaptamos o Movimento à realidade brasileira. E assim surgiram as primeiras bandas Oi! com mensagens operárias: Neuróticos, Garotos Podres (com participação só no começo), Vírus 27 (que continuam na ativa), Histeria, e com isso o Movimento Carecas se expandiu ainda mais com a adesão de muitos punks que ficaram órfãos com o fim de suas gangues.

No fim de semana a maioria dos jovens vai para o "barzinho" beber, não se interessam por uma programação cultural, não tem nada a ver, não tem futuro. No Movimento Careca, tem toda uma atividade cultural, pois quando nos reunimos conversamos sobre o que está acontecendo no mundo, trocamos revistas, recortes de jornais, fanzines, músicas, sempre fazendo algo útil e construtivo. É por isso que eu não saio do Movimento, eu me ocupo, são como uma família para mim, vejo todos como irmãos.

Nós procuramos tocar nesse ponto, que o Movimento, seus membros, não sejam tratados como "vítimas do sistema". Procuramos colocar a idéia de estudar e evoluir sempre. Esta é a idéia que o pessoal "mais antigo" procura colocar.

Tudo que conseguimos até hoje foi através da força. Queiram ou não, fomos obrigados a isso.

Todo Careca sabe se portar em qualquer lugar seja na rua ou no salão. Mas quando surge alguém e começa a te gozar, julgar e vir com intimidade que não existe, O Careca exige respeito à sua pessoa porque nós respeitamos e queremos ser respeitados.

Atitudes que os outros só tinham em pensamento, os Carecas colocaram em prática e assim o Movimento Carecas conseguiu suas grandes vitórias, realizou as primeiras passeatas, invadiram o som das bandas gringas como: Ramones, Toy Dolls, Exploited, enquanto os punks retardários se aliavam à imprensa burguesa e a política e criticavam os Carecas por fazerem tudo aquilo que sonhavam e o que não tinham coragem de realizar.

No Brasil não é diferente de outras partes do mundo, temos governantes que em sua maioria são corruptos, traidores do berço em que nasceram e que venderiam suas próprias mães em troca de dinheiro fácil, pois não passam de mercenários.

Décadas depois, surgiram outras facções Skinheads aqui no Brasil, onde defendem: nazismo, anarquismo, comunismo e homossexualismo. Usam o visual bastante parecido e se intitulam Skinheads, confundindo a mídia e a sociedade.

Os Carecas do Brasil representam hoje cerca de 75% dos Skinheads no Brasil. O Movimento que surgiu no Sudeste do país, hoje se encontra em 70% dos estados brasileiros e nos quatro cantos do País. Os nomes permaneceram (Carecas do Subúrbio e Carecas do ABC, em São Paulo e Carecas do Brasil, no restante do país). A ideologia também permanece a mesma.

Como no começo, apenas os Carecas do ABC defendem o Integralismo, o restante é nacionalista e ponto. No antigo evento "Dezembro Negro" era comum à presença de punks, mas depois do racha o evento passou a ser chamado de "Dezembro Oi!”. Apesar de alguns Carecas terem amizades antigas com punks, mas isso não quer dizer que será bem vinda à presença de punks em eventos Carecas.

O movimento Careca está com mais de trinta anos, construídos com devoção, por aqueles que põem a ideologia em primeiro lugar, daqueles que já abriram mão de muitas coisas em nome do orgulho que levam no peito. São anos de batalhas, shows e eventos históricos, amizades, camaradagens, passeatas, brigas, vitórias e derrotas também, conquistas e decepções. Repressão da polícia. Entrevistas e reportagens feitas, onde a mídia sempre suja a nossa imagem. Prejuízos incontáveis, alguns irreversíveis que foram sentidos na pele, além de histórias, cicatrizes e lembranças que ficarão guardadas na memória de cada um.

VIDA LONGA CARECAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário